Comemorações do 25 de Abril na Freguesia e em Almada

A noite de 24 para 25 de Abril ficou marcada pelo concerto de Paulo de Carvalho e suas convidadas na Praça São João Baptista, em Almada.

Na manhã de dia 25, as comemorações começaram com a realização de uma Assembleia Municipal extraordinária dedicada exclusivamente ao dia da Liberdade, seguindo-se as tradicionais actuações das fanfarras das três coorporações de Bombeiros Voluntários do Concelho - Almada, Cacilhas e Trafaria - e das filarmónicas sedeadas na sede do Concelho, assim como as intervenções de Sandra Chaíça, presidente da União de Freguesia Caparica e Trafaria, em representação dos autarcas das freguesias do Concelho, e de Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada.

Já na Praça MFA, os autarcas cumpriram a tradição e depositaram coroas de flores junto do monumento "Os Perseguidos", ao mesmo tempo que foram libertadas pombas brancas, símbolo da Liberdade.

Na Freguesia, realizou-se a tradicional romaria à moradia onde pela primeira vez se reuniram alguns capitães de Abril, embrionários do que viria a ser o Movimento das Forças Armadas que deu origem ao 25 de Abril.

Inserido também nas comemorações do Dia da Liberdade na Freguesia, o campo do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica recebeu o 6º Torneio Quinzana, em homenagem ao falecido jogador do clube.