História da Costa de Caparica

Fundamentação

A história da Costa, no termo de Caparica, esteve intimamente ligada às atividades marítimas, especialmente à pesca artesanal, e por uma agricultura de subsistência, implantada em pequenas hortas de terrenos dunares, fertilizados durante várias gerações com espécies piscícolas de menor valor comercial e nutritivo. Os registos revelam desde século XVII, o lugar era destino de pescadores algarvios e ílhavos, nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro. Tudo indica que a fixação da Costa de Caparica deu-se durante o século XVIII, havendo provas documentais de ocupação humana e atividade social da Costa de Caparica:

Em 1747, José Gomes, morador na Costa de Caparica e natural de Ílhavo, apresenta certidão na Câmara Municipal com a vista a poder exercer o seu ofício de Alfaiate e ter loja aberta.
Em 1761, na sequência de um incêndio numa barraca, abre-se um processo-crime, envolvendo depoimentos de testemunhas locais. Este documento jurídico revela não só a fixação prévia, como também a própria vivência social.

25/10/1747 Carta de Examinação do Ofício de Alfaiate
Almada, Arquivo Histórico Municipal, Câmara Municipal de Almada, Serviços Administrativos, Taxas e Licenças, Registos de licença, 1747-1753, fls. 20 e 20v., n.º reg. 1708

25/04/1761 Depoimentos de Testemunhas em Processo-Crime de Fogo Posto em Barraca, na Costa de Caparica
Almada, Arquivo Histórico Municipal, Juízo de Fora do Concelho de Almada, Registos de sumários e denúncias, liv. 1, 1759-1765, fls. 58.-60v., n.º reg. 6018

O ano de 1770 é, erradamente, apontado como o ano da fundamentação, todavia não é por isso menos importante, uma vez que os primeiros mestres de "companhas" de pesca começam progressivamente a fixar residência na Costa de Caparica: a norte assenta o bairro dos ílhavos e a sul o bairro dos algarvios.

Se aos pescadores da “companha” oriunda da região de Ílhavo/Ovar, se ficou a dever a arquitetura dos típicos barcos de pesca denominados por “saveiros” da Costa de Caparica, também designados de “meia-lua”, estamos certos que as celebradas hortas das terras da Costa com os seus mimos, e os bosques de acácias que povoam as dunas ao longo do litoral, têm a “mão” da “companha” algarvia que se estabeleceu ao sul do território, peritos no recurso à agricultura como alternativa ou complemento da arte das pescas. As técnicas de contenção do avanço das dunas por recurso à plantação de acácias são secular, sendo tais práticas assimiladas já no período de ocupação muçulmana no litoral do Algarve, é deste modo que, o bosque de acacial progride na frente de mar do Concelho de Almada, segurando as areias, protegendo a agricultura e pincelando com as suas flores características a paisagem da região atlântica.

Formação da Freguesia da Costa de Caparica

Parte integrante da freguesia do Monte de Caparica, daí o seu nome: Costa de Caparica, esta era apenas mais um lugar da vasta freguesia do Monte de Caparica, a qual incluía entre outras, as povoações da Fonte de Telha, Charneca, Vale Fetal, Sobreda, Banática, Fonte Santa e Porto Brandão. Posteriormente, no ano de 1926 a Costa (de Caparica) é integrada na freguesia da Trafaria.

Na década de trinta do século XX, com o incremento do turismo, Lisboa “descobre” as virtudes de excelência dos areais da Costa, a luminosidade radiosa do sol, a limpidez dos céus, a calma natural proporcionada pelo clima, a temperatura das águas marinhas, leva a que ao surto dos pioneiros desta zona, dê lugar também a um progressivo desenvolvimento urbanístico, demográfico e comercial. A fama da “Praia do Sol”, vai crescendo e com ela, a necessidade das autoridades competentes se debruçarem com atenção em vertentes como a dotação de acessibilidades, saneamento básico, energia, água, infraestruturas hoteleiras, transportes, comércio e outras necessidades básicas, que progressivamente viessem ao encontro das necessidades da população residente e dos milhares de veraneantes que acorrem durante o período estival.

É neste quadro de desenvolvimento, aliado a um sentimento de pertença, que um grupo de cidadãos, proprietários, comerciantes e amigos da Costa de Caparica liderados por José Alves Martins apresentam, formalmente, a intenção de promover a ascensão da povoação da Costa de Caparica a sede de freguesia e iniciar o necessário e respetivo processo legal para a criação de uma nova freguesia no concelho. A 22 de Maio de 1946 é apresentada uma petição à Câmara Municipal de Almada que só viria a ter resposta efetiva aquando do parecer positivo da CMA na Deliberação Municipal sobre o Processo da Criação da Freguesia da Costa de Caparica. A nova freguesia é formalmente instituída em 12 de Fevereiro de 1949, através do decreto-lei n.º 37301 publicado no Diário do Governo, Iª Série, N.º27. No dia 6 de março de 1949 são eleitos os primeiros membros da nova Junta de Freguesia da Costa de Caparica, presidida por Francisco José da Silva.

22/05/1946 Petição apresentada à CMA sobre a criação da Freguesia da Costa de Caparica.

Almada, Arquivo Histórico Municipal, Câmara Municipal de Almada, Serviço Administrativo, Expediente, Requerimentos, cx.003, 1946, n.º reg. 1630

02/12/1948 Deliberação Municipal sobre o Processo de Criação da Freguesia da Costa de Caparica

Almada, Arquivo Histórico Municipal, Câmara Municipal de Almada, Órgãos do Município, Câmara Municipal de Almada, Atas liv.099, 1948-1949, fls.76v -78, n.º reg.1116

03/05/1948 Deliberação Municipal sobre o Processo de Criação da Freguesia da Costa de Capaica