Voluntários da Proteção Civil com mais de 10 elementos

Dez novos elementos passam a integrar a partir de hoje o Corpo Permanente de Voluntários de Proteção Civil de Almada, (os “Panteras”), elevando assim para 40 pessoas a equipa de apoio ao Serviço Municipal de Proteção Civil.

A cerimónia de reforço do Corpo Permanente de Voluntários decorreu no final da tarde de hoje no Fórum Romeu Correia, numa cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, da vereadora com o pelouro da Protecção Civil, Francisca Parreira, e elementos das forças de segurança do Concelho.

A Junta de Freguesia fez-se representar pelo presidente José Ricardo Martins.

O Corpo Permanente de Voluntários de Proteção Civil de Almada tem como principais funções:

• Patrulhamento, vigilância e prevenção da floresta contra incêndios;
  • Alertar o SMPC para as situações de risco detetadas;
  • Apoio logístico a operações de prevenção, proteção e socorro;
  • Apoio em dispositivos de prevenção de eventos municipais ou outros;
  • Colaboração em ações de formação e sensibilização da população;
  • Orientação e coordenação das equipas de voluntários que vierem a ser criadas para apoio a acidentes graves ou catástrofes;
  • Apoio à implementação e funcionamento de redes de comunicações de emergência em caso de acidente grave ou catástrofe.