Primeira praia com 5G do país é na Costa de Caparica

Ao todo são cerca de 5 km de praias cobertos pela tecnologia 5G, assente em 6 câmaras, que permitem monitorizar em tempo real as vertentes ambiental e de ocupação do areal.

O projeto, apresentado ao final da manhã de hoje, encontra-se em fase experimental e resulta de uma parceria entre a NOS e o município de Almada, naquilo que já foi considerado uma maré cheia de inovação.

Parceiros de destaque são também os nadadores salvadores que munidos de equipamentos como smartphones, tablets ou relógios inteligentes têm acesso à informação em tempo real, podendo assim intervir de forma mais rápida nas ocorrências.

Temperatura de ar e água, nível de radiação UV e um semáforo de ocupação do areal encontram-se disponíveis num totem eletrónico colocado no acesso à praia do Tarquínio.

O sistema deteta embarcações que se aproximem demasiado da Costa, assim como emite alertas sobre a presença de pessoas em zonas perigosas na água, nomeadamente junto aos pontões.

Em termos ambientais, a tecnologia instalada permite ainda detetar caixotes de lixo que se encontrem com capacidade máxima, de forma poder proceder-se ao respetivo despejo.