Limpeza e Restauro de Dois Marcos Históricos da Freguesia

Estão a decorrer trabalhos de limpeza interior e exterior, remoção de grafitis e pintura no nicho que alberga a imagem de Nossa Sra. Conceição do Rosário, Padroeira da Costa de Caparica, instalado no Largo da Coroa, assim como no totem que contém uma réplica da Casa da Coroa, dois símbolos históricos e culturais da Freguesia.

Nossa Senhora Conceição do Rosário é uma santa venerada pelos pescadores que desde tempos ancestrais a evocavam e lhe pediam protecção sempre que partiam para a faina.

Rezam registos históricos que sempre que o barco se encontrava na zona de rebentação - denominada "fola” na gíria dos homens do mar - eram proferidas as seguintes palavras: "Valha-nos Nossa Senhora da Conceição, protege esta embarcação, ajuda-nos a passar esta fola.”
E também, na hora de largar as redes ao mar: "Em nome de Nossa Senhora da Conceição, rede ao mar".

Tags :