Junta associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

No decorrer de Abril, assinala-se o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e para assinalar esta campanha que decorre em numerosos países, a Junta de Freguesia instalou dois laços azuis, um no topo do chafariz na Praça da Liberdade e outro na zona exterior da sede da autarquia.

A campanha do Laço Azul começou em 1989 por uma avó que desta forma decidiu homenagear um neto vítima de maus tratos.

Rapidamente se expandiu e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de Abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

A identificação adequada e precoce bem como a ação efetiva e concertada por parte dos profissionais que contactam com a criança e jovem, é fundamental para a redução do problema.

A Junta de Freguesia não pode deixar de fazer eco desta realidade e de apelar a uma ainda maior intervenção por parte de todos , no processo de identificação e de intervenção nas situações de maus-tratos na infância.

PREVENIR É A MELHOR FORMA DE COMBATER A VIOLÊNCIA